Sobre a Luzia

Trecho do Livro "Gira dos Animais"

Desde muito cedo a pequena Luzia esteve às voltas com bichos. Não apenas como uma admiradora, mas como uma verdadeira protetora.

Conta-me sempre a história de criança, quando era muito pequena e indo sozinha para a escola primária, encontrou um pequeno gatinho abandonado na rua. Como não daria tempo para voltar para casa e cuidar do pequeno gatinho, colocou-o no bolso do jaleco branco e olhando para ele disse: “você fica bem quietinho, tá?”. E foi para a aula. Várias horas se passaram e ela sempre com o gatinho escondido no bolso, pois sabia que se a professora descobrisse, certamente haveria uma punição, com a qual ela nem se importava. O pior era imaginar que o gatinho teria uma sorte incerta.

Ao término das aulas foi para casa com o gatinho, temendo a reação da mãe que poderia recusar o futuro morador. Mas como resistir aos encantos, à obstinação e ao amor pelos animais de uma menininha de 7 anos? Claro que o “Mimi” foi aceito e viveu uma vida longa, segura e feliz.

Histórias de amor pelos animais como esta são rotineiras na vida da Luzia. Alegrias, choros, vacinas, veterinários, tristezas com partidas, emoções com chegadas, tudo rotina de quem ama os animais. Mas também tem miados, ronronados, latidos. E também muito, mas muito aprendizado sobre o que é o amor verdadeiro e incondicional.

“Corre!!! O Frajolinha pegou um passarinho!!!” – e lá se inicia uma correria para salvar a pobre ave das garras do caçador implacável. “Vem Miãozinho... Vem comer...” – e lá se vai a Luzia com o pratinho na mão até o gatinho.

“Que lindo...” – e está a Luzia emocionada com um vídeo de cãezinhos dormindo.

E assim é um pouco da Luzia, uma pessoa linda, AMANTE DOS ANIMAIS (sim, em letra maiúscula!), uma filha de Oxum (é claro!) e Ogum (ai de quem fizer mal a um bichinho!), um ser terno e iluminado, que já traz a luz até em seu próprio nome.

Gratidão!

Márcio Martins Moreira

Algumas fotos